Várias universidades nos EUA com protestos pró-Palestina. As imagens

  • 24/04/2024

O presidente da Universidade de Columbia, Minouche Shafik, estabeleceu um prazo até à meia-noite de terça-feira para se chegar a um acordo sobre a desocupação do acampamento montado e esta madrugada, a universidade declarou que houve um "diálogo construtivo" e que as conversações prosseguirão durante 48 horas.

Na declaração dizia-se que os estudantes manifestantes "iriam assegurar de que as pessoas que não são filiadas na Universidade de Columbia se vão embora e apenas os estudantes da Universidade de Columbia participarão no protesto".

Os estudantes manifestantes também cumprirão os requisitos do corpo de bombeiros da cidade e "tomaram medidas para tornar o acampamento bem-vindo a todos e proibiram a linguagem discriminatória ou de assédio", disse o comunicado.

A declaração da universidade foi divulgada horas antes da viagem do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, a Columbia para visitar estudantes judeus e abordar o antissemitismo nos protestos anti-Israel dos universitários.

A universidade da Ivy League declarou num comunicado que os estudantes manifestantes "comprometeram-se a desmontar e a retirar um número significativo de tendas", apesar de um acampamento mais pequeno permanecer no campus de Manhattan hoje de manhã.

Em sucessivas manifestações sobre a guerra de Israel com o Hamas, estudantes universitários exigem que as escolas cortem os laços financeiros com Israel e empresas, dezenas de pessoas foram presas sob a acusação de invasão de propriedade ou conduta desordeira.

As universidades estão a aplicar uma disciplina mais pesada, invocando preocupações de segurança.

Os protestos aconteciam há meses, mas ganharam maior velocidade depois das detenções da semana passada em Columbia.

Na segunda-feira, a polícia indicou que 133 manifestantes tinham sido detidos na Universidade de Nova Iorque, mas todos libertados.

Os protestos colocaram estudantes uns contra os outros, com alunos pró-palestinianos a exigir que as suas escolas condenassem o ataque de Israel a Gaza e desinvestissem em empresas que vendem armas a Israel.

Alguns estudantes judeus, entretanto, responderam que muitas das críticas a Israel se transformaram em antissemitismo e fizeram com que se sentissem inseguros, lembrando que o grupo islamita Hamas ainda mantém reféns feitos durante a invasão em 07 de outubro.

Os protestos têm agitado muitas universidades, em várias cidades dos Estados Unidos, desde o ataque do Hamas no sul de Israel, que matou cerca de 1.200 pessoas, a maioria delas civis, e fez cerca de 250 reféns.

Durante a guerra que se seguiu, Israel matou mais de 34 mil palestinianos na Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde local, que não faz distinção entre combatentes e não combatentes, mas afirma que pelo menos dois terços dos mortos são crianças e mulheres.

Há também manifestações a decorrer noutras universidades do país, como nos estados da Califórnia ou Texas.

E o que diz Biden?

Em conferência de imprensa, a porta-voz da Casa Branca disse que "o presidente acredita que a liberdade de expressão e debate são importantes nos 'campus' das universidades".

"Acreditamos que as pessoas podem exprimir-se de forma pacífica. Mas quando estamos a falar de retórica de ódio, quando estamos a falar de violência, temos de a denunciar", referiu a porta-voz, Karine Jean-Pierre.

Veja as imagens das manifestações no Texas na galeria acima.

Leia Também: EUA consideram "preocupantes" e "inquietantes" valas comuns em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2547770/varias-universidades-nos-eua-com-protestos-pro-palestina-as-imagens?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes