Um homem, uma mãe e filha. As vítimas espanholas do ataque no Afeganistão

  • 18/05/2024

Os três turistas espanhóis que morreram num ataque a tiro na cidade de Bamiyan, no Afeganistão, já foram identificados. Segundo a imprensa espanhola, tratam-se de três cidadãos catalães que faziam parte de um grupo de 13 turistas estrangeiros.

De acordo com o jornal El Periódico, as vítimas foram identificadas como Ramón Bellmás Rimbau, um homem de 72 anos, natural de Girona e antigo diretor de uma empresa química, Susana Vilar Bühler, de 65 anos e natural de Figueres, e a sua filha, Elena Schröder Vilar, 31 anos, natural de Barcelona. A mãe e a filha eram ambas farmacêuticas em Barcelona e Terrassa, respetivamente.

Os corpos das vítimas mortais já foram transportados para Cabul, capital do Afeganistão, para que o governo espanhol possa organizar o processo de repatriamento. 

Além dos três mortos, uma outra cidadã espanhola ficou ferida no ataque. Foi identificada como Maria C.T., também catalã, e, de acordo com o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, encontra-se em estado grave após ter sido submetida a uma cirurgia. 

O El Periódico avançou ainda que Ramón Bellmás e Susana Vilar seriam um casal e, para além de Elena, a mulher de 65 anos tinha outras três filhas.

O ataque, recorde-se, ocorreu na sexta-feira após um grupo armado abrir fogo contra cidadãos estrangeiros na cidade turística de Bamiyan. Além dos três espanhóis, morreram três cidadãos afegãos, incluindo dois civis e um identificado como sendo talibã.

Três turistas espanhóis mortos a tiro no Afeganistão. Sánchez

Três turistas espanhóis mortos a tiro no Afeganistão. Sánchez "chocado"

Um cidadão afegão também morreu no ataque. Outros "quatro estrangeiros e três afegãos ficaram feridos", adiantou o Ministério do Interior do país.

Notícias ao Minuto | 20:57 - 17/05/2024

Nas redes sociais, o primeiro-ministro de Espanha afirmou estar "chocado com a notícia do assassinato de turistas espanhóis no Afeganistão".

"Estou a acompanhar de perto a situação. A Unidade de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros está a trabalhar para prestar toda a assistência necessária", acrescentou, transmitindo "todo o afeto às famílias e amigos".

O ataque ocorreu no principal destino turístico do Afeganistão, onde se encontram os Budas gigantes de Bamyan, destruídos pelos talibãs em março de 2001, e é o primeiro contra cidadãos estrangeiros desde que os talibãs regressaram ao poder, em agosto de 2021.

Leia Também: Afeganistão. Diplomatas espanhóis viajam para repatriar vítimas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2563724/um-homem-uma-mae-e-filha-as-vitimas-espanholas-do-ataque-no-afeganistao?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes