UE mobiliza 1,5 mil milhões em julho com lucros de bens russos congelados

  • 11/06/2024

 

"Na conferência sobre a recuperação [ucraniana] do ano passado, eu disse que deveríamos transferir para a Ucrânia as receitas dos ativos russos imobilizados e agora estamos a concretizá-lo, em conformidade com o direito internacional, e assegurando simultaneamente a estabilidade dos mercados financeiros [e, por isso] cerca de 1,5 mil milhões de euros dos lucros excecionais ficarão disponíveis em julho", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Intervindo na conferência sobre a recuperação da Ucrânia, que decorre em Berlim para arrecadar apoio internacional para a reconstrução e modernização do país devastado pela guerra, a líder do executivo comunitário lembrou que "já passaram quase 900 dias" desde o início da invasão russa.

Também na cimeira do G7, que se realiza em Itália no final da semana, se continuará "a discutir a forma como a Ucrânia pode beneficiar ainda mais rapidamente das receitas dos ativos russos imobilizados", disse Ursula von der Leyen.

Após aval na UE no final de maio, está previsto que 90% sejam afetados para a Ucrânia através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (que financia a compra de armas e munições de proteção) e 10% através do orçamento comunitário (apoio não militar), isto depois de uma das sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia ter envolvido a proibição de transações relacionadas com gestão das reservas e dos ativos do banco central russo, com os restantes ativos relevantes detidos por instituições financeiras nos Estados-membros a ficarem congelados.

Está estimado que estas receitas permitam mobilizar para a Ucrânia cerca de três mil milhões de euros por ano, num total de 12 mil milhões nos próximos quatro anos.

Nas declarações em Berlim, a líder do executivo comunitário anunciou também que, "até ao final deste mês, [a UE] irá entregar mais 1,9 mil milhões de euros provenientes do Mecanismo para Ucrânia, o que se às reformas abrangentes e à estratégia de investimento" que o país aprovou.

Em meados deste maio, os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram um plano com 69 reformas e 10 investimentos na Ucrânia até 2027, no âmbito do Mecanismo de Apoio de 50 mil milhões de euros, prevendo pagamentos regulares ao país.

Em causa está o novo Plano para a Ucrânia para os próximos quatro anos, ao abrigo do Mecanismo de Apoio à Ucrânia da UE, que visa uma ajuda financeira regular ao país para manter a administração em funcionamento, pagar salários e pensões, prestar serviços públicos e para se reconstruir, enquanto se continua a defender da invasão russa.

O Mecanismo de Apoio à Ucrânia, que entrou em vigor em 01 de março de 2024, prevê até 50 mil milhões de euros em financiamento estável, sob a forma de subvenções e empréstimos, para apoiar a recuperação, a reconstrução e a modernização da Ucrânia no período de 2024 a 2027.

Desde a sua entrada em vigor, o Mecanismo de Apoio à Ucrânia já permitiu mobilizar seis mil milhões de euros a título de financiamento intercalar, após o cumprimento das condições políticas acordadas.

Hoje, Ursula von der Leyen indicou ainda que a UE está a assinar os primeiros acordos no valor de 1,4 mil milhões de euros com os bancos parceiros para atrair investimentos do setor privado para a Ucrânia e a fornecer mais 1.000 geradores para a produção urgente de energia, bem como 8000 painéis solares.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Leia Também: Kyiv pede defesa antiaérea para travar Rússia e proteger infraestruturas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2578462/ue-mobiliza-1-5-mil-milhoes-em-julho-com-lucros-de-bens-russos-congelados?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes