Quénia. Sobe para 46 o número de mortos devido a rebentamento de barragem

  • 29/04/2024

Este é o episódio mais mortífero no país da África Oriental desde o início da estação das chuvas, que este ano foi amplificada pelo fenómeno meteorológico El Niño.

Hoje, o Governo queniano comunicou que 103 pessoas tinham morrido e mais de 185.000 tinham sido deslocadas em todo o país desde março, mas não mencionou a tragédia da barragem de Old Kijabe em Mai-Mahiu, no Vale do Rift.

Os funcionários da "morgue disseram que tinham 46 corpos" desta localidade situada a cerca de cinquenta quilómetros a noroeste de Nairobi, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) a chefe das operações de salvamento no condado de Nakuru, onde se situa a barragem, Joyce Ncece.

Segundo esta fonte, as vítimas são 29 adultos e 17 crianças.

Situada numa colina, a barragem de Old Kijabe foi formada ao longo de décadas após a construção de uma linha férrea pelas autoridades coloniais britânicas.

No domingo à noite, os seus contrafortes de terra cederam, derramando a água do reservatório adjacente sobre as casas e as estradas, enquanto os residentes dormiam.

"Varreu tudo no seu caminho. Recuperámos alguns dos corpos presos pelas árvores e não sabemos quantos estão debaixo da lama", disse um residente local.

O ministro do Interior, Kithure Kindiki, declarou que o Governo tinha ordenado às autoridades locais que "inspecionassem todas as barragens e reservatórios de água (...) no prazo de 24 horas" e que identificassem as situações que exigiam evacuações.

Nos últimos dias, foram registados vários incidentes deste tipo, informou a AFP, por isso, o ano letivo foi adiado.

"Os efeitos devastadores das chuvas nalgumas escolas são tão graves que seria imprudente arriscar a vida dos alunos e do pessoal antes de serem tomadas medidas de impermeabilização", declarou em comunicado o ministro.

Como reação, o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se hoje "triste com a perda de vidas e os danos causados pelas inundações repentinas" no Quénia e reiterou o "compromisso" da organização "em apoiar o Governo neste momento difícil", disse o seu porta-voz Stéphane Dujarric.

Em vários países da África Oriental as chuvas sazonais estão a ser agravadas este ano pelo fenómeno climático El Niño, que começou em meados de 2023 e pode durar até maio, alertou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 05 de março.

O El Niño provoca um aumento das temperaturas, mas também secas em algumas partes do mundo e chuvas fortes noutras.

Na Tanzânia, pelo menos 155 pessoas morreram em inundações ou deslizamentos de terras.

No Burundi, um dos países mais pobres do mundo, 96.000 pessoas foram deslocadas devido a meses de chuvas ininterruptas.

Foram igualmente registadas mortes e danos na capital da Etiópia, Adis Abeba (quatro mortes), no Ruanda (duas mortes) e no Uganda (duas mortes).

Na Somália, mais de 124.000 pessoas foram afetadas pelas chuvas sazonais - designadas por chuvas Gu, que ocorrem entre abril e junho, sendo que mais de 5.000 foram deslocadas nos últimos 10 dias e sete crianças morreram, comunicou hoje a ONU.

No fim de semana, as inundações repentinas em Jubaland inundaram estradas e cortaram temporariamente o acesso entre os distritos de Dhobley e Afmadow, afetando cerca de 60.000 pessoas, referiu.

No sul do Chade - país da África Central - as chuvas torrenciais afetaram, desde março, 3.700 pessoas e danificaram casas e escolas nas províncias de Mandoul e Logone Oriental, segundo as autoridades locais.

O setor agrícola também foi afetado, com milhares de sacos de cereais danificados e gado desaparecido.

Leia Também: Bomba escondida em carroça no Quénia faz cinco mortos e um ferido

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2550602/quenia-sobe-para-46-o-numero-de-mortos-devido-a-rebentamento-de-barragem?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes