Planeta continuou a aquecer em abril apesar da diminuição do El Niño

  • 08/05/2024

O fenómeno climático natural El Niño "continuou a enfraquecer", o que sugere uma possível interrupção no final do ano, mas sem alterar a tendência de aquecimento, alimentado pela utilização maciça de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, refere o documento.

Desde junho que todos os meses bateram o recorde mensal de calor e abril de 2024 não foi exceção, com uma temperatura média de 15,03 graus Celsius, mais 1,58 graus do que um mês de abril normal na era pré-industrial (1850-1900).

"Embora invulgar, esta série de registos mensais já tinha sido observada em 2015/2016", explica o Copernicus.

Nos últimos 12 meses, a temperatura global foi, em média, 1,61 graus Celsius mais elevada do que na era pré-industrial, ultrapassando o limite de 1,5 graus Celsius estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015.

Estes números mostram "até que ponto as condições de temperatura global que estamos a viver atualmente são excecionais", sublinhou Julien Nicolas, climatologista do Serviço de alterações climáticas do Copernicus, em entrevista à agência de notícias France-Presse.

O mês passado foi o segundo abril mais quente de que há registo na Europa, tal como março e todo o período de inverno.

"Cada grau suplementar de aquecimento global é acompanhado de fenómenos meteorológicos extremos, mais intensos e mais prováveis", disse Julien Nicolas.

Nas últimas semanas, foram registadas ondas de calor extremas na Ásia, da Índia ao Vietname, e inundações no sul do Brasil, que já fizeram perto de cem mortos.

No que diz respeito à temperatura da superfície dos oceanos, foi estabelecido um novo recorde mensal em abril, com uma média de 21,04 graus Celsius, excluindo as zonas próximas dos polos, marcando o 13.º máximo mensal consecutivo.

Este sobreaquecimento ameaça a vida marinha, conduz a um aumento da humidade na atmosfera e ameaça a capacidade dos oceanos de cumprirem o papel crucial de absorção das emissões de gases com efeito de estufa produzidas pela humanidade.

No entanto, a temperatura registou uma ligeira descida em relação a março e ao recorde histórico para o conjunto dos meses (21,07 graus Celsius).

Leia Também: Glaciares dos Alpes perderam 10% do volume nos últimos dois anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2556034/planeta-continuou-a-aquecer-em-abril-apesar-da-diminuicao-do-el-nino?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes