Parlamento iraquiano falha eleição de presidente em ambiente de confrontos

  • 18/05/2024

De acordo com o gabinete de imprensa do parlamento, na votação de hoje estavam presentes 311 dos 329 deputados, e 137 tinham escolhido Mahmoud al-Mashhadani, o deputado mais antigo, enquanto 158 tinham votado em Salem al-Issawi, menos do que os 165 votos necessários para cada um dos dois candidatos.

Em meados de novembro, o Supremo Tribunal, o mais alto órgão judicial iraquiano, revogou o mandato do anterior presidente, o influente político sunita Mohamed al-Halboussi, depois de um deputado se ter queixado de que este tinha "falsificado" um documento.

Desde então, os deputados não conseguiram eleger um novo presidente devido a disputas políticas e, sobretudo, divisões entre os principais partidos sunitas.

Sem uma eleição na primeira volta, muitos deputados não regressaram para uma segunda votação, com os meios de comunicação social locais a partilharem vídeos de uma breve luta entre alguns deles, e relatos de pelo menos uma pessoa ferida, sendo depois suspensa a sessão.

Neste país predominantemente xiita, o parlamento é dominado por uma coligação de partidos xiitas pró-iranianos.

A vida política no Iraque, um país multiétnico e multiconfessional, é regida por uma divisão do poder entre as diferentes comunidades: o cargo de Presidente, em grande parte honorário, é tradicionalmente ocupado pelos curdos, o de primeiro-ministro pelos xiitas, enquanto a comunidade sunita é representada pelo presidente do parlamento.

As eleições e as nomeações para os cargos mais elevados são frequentemente processos árduos que podem durar vários meses, complicados por negociações intermináveis e acordos difíceis de alcançar.

Leia Também: FIFA convoca reunião de emergência para discutir a exclusão de Israel

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2563752/parlamento-iraquiano-falha-eleicao-de-presidente-em-ambiente-de-confrontos?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes