MP relaciona opositores venezuelanos a detidos por corrupção no petróleo

  • 29/04/2024

O anúncio foi feito pelo Procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, numa conferência de imprensa em Caracas na qual atualizou as investigações de corrupção no país.

Segundo o Procurador, entre os envolvidos no esquema de corrupção estão os políticos opositores Júlio Borges, Leopoldo López e Carlos Vecchio [que a imprensa local diz estarem exilados na Colômbia, Espanha e nos EUA, respetivamente] e Carlos Ocariz.

Tarek William Saab acusou o ex-ministro do petróleo Tareck el Aissami de ser o chefe da rede de corrupção, chamando-o de conspirador, mafioso e traidor da pátria e de utilizar o empresário Samark López, já detido, de enlace com os políticos opositores, para segundo instruções de altos funcionários dos EUA, forçarem a saída do Presidente Nicolás Maduro.

"Planificaram dissolver o Estado por qualquer via antidemocrática, impor e continuar com as sanções (dos EUA e da Europa) que tantos danos fizeram ao humilde trabalhador e a empresas", disse.

Para Tarek William Saab, o objetivo era fazer implodir a economia, destruir o bolívar (a moeda venezuelana), "pressionando à alta o valor do dólar paralelo" e "fazer fracassar as políticas económicas" do Governo venezuelano.

"Não era apenas corrupção moral, mental, mas política, ideológica, o que os levou a aliarem-se com os piores inimigos da pátria".

Segundo o Procurador-geral da Venezuela as investigações de corrupção na empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA) e na Superintendência de Criptoativos (Sunacri) levaram à detenção de 66 pessoas.

Em 9 de abril, as autoridades venezuelanas anunciaram a detenção de dois antigos ministros suspeitos de corrupção e envolvimento num esquema com criptomoedas no setor petrolífero, concretamente Tareck El Aissami e Simón Alejandro Zerpa, ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Fundo de Desenvolvimento Nacional (Fonden).

Segundo o Procurador-geral, El Aissami, o empresário Samark López e Zerpa vão ser acusados de vários crimes, incluindo traição à pátria, apropriação indevida de bens públicos e associação criminosa.

O Procurador-geral afirmou que os detidos realizaram operações ilegais, atribuíram carregamentos de petróleo, sem controlo administrativo nem garantias, em violação das normas contratuais da empresa estatal, e por isso não foram efetuados os pagamentos correspondentes à petrolífera estatal.

Em 17 de março de 2023, a Polícia Nacional Anticorrupção (PNAC) da Venezuela pediu ao Ministério Público a emissão de 81 mandados de detenção por alegado envolvimento em atos graves de corrupção, administrativa e desvio de fundos, numa ação prejudicial aos interesses e necessidades da República e da população.

A investigação envolvia, entre outras, operações da empresa estatal Petróleos da Venezuela SA e através da Superintendência Nacional de Criptoativos (Sunacrip) e abrangeu quase duas centenas de pessoas.

Em 20 de março de 2023, o então ministro do Petróleo Tareck El Aissami anunciou a sua demissão tendo-se disponibilizado para ajudar em eventuais investigações, mas desde então, segundo a imprensa local, o seu paradeiro era desconhecido.

Ainda em 20 de março de 2023, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou uma reestruturação, ao mais alto nível, na PDVSA e nos tribunais do país, como parte de uma estratégica governamental anticorrupção.

Leia Também: Venezuela acusada de violar direitos humanos da população

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2550739/mp-relaciona-opositores-venezuelanos-a-detidos-por-corrupcao-no-petroleo?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes