G7 compromete-se a reforçar meios de defesa antiaérea e adverte Pequim

  • 19/04/2024

"Estamos a intensificar a nossa assistência em matéria de defesa e segurança à Ucrânia e a aumentar as nossas capacidades de produção e fornecimento para ajudar o país (...). Manifestamos a nossa determinação, em particular, em reforçar as capacidades de defesa aérea da Ucrânia para salvar vidas e proteger infraestruturas críticas", lê-se no comunicado sobre o "apoio firme à Ucrânia" adotado no final da reunião ministerial de três dias que hoje termina na ilha italiana de Capri.

Reiterando o seu apoio ao "direito de autodefesa da Ucrânia" e à sua segurança a longo prazo, os ministros dos Negócios Estrangeiros do grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a União Europeia (UE), asseguram que irão "continuar a prestar apoio militar, financeiro, político, humanitário, económico e de desenvolvimento à Ucrânia e ao seu povo".

Congratulando-se "com a adoção, pela UE, do mecanismo de apoio à Ucrânia no valor de 50 mil milhões de euros, do Fundo de Assistência à Ucrânia da UE no valor de 5 mil milhões de euros [no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz]" e com "o apoio adicional que os países do G7 aprovaram, bem como com a rápida prestação de apoio orçamental no primeiro trimestre de 2024 pelo Canadá e pelo Japão", os ministros apelam à "aprovação de mais apoio por parte de outros parceiros internacionais", na véspera de uma anunciada votação na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que poderá ditar o desbloqueamento de um pacote de ajuda no valor de 60 mil milhões de dólares (mais de 56 mil milhões de euros).

Relativamente à agressão militar russa, os ministros condenam "com a maior veemência possível a exportação ilegal de armas da Coreia do Norte para a Rússia e para utilização na Ucrânia", apelam ao Irão "para que deixe de apoiar o esforço de guerra da Rússia" e dão conta, no comunicado final, da sua "profunda preocupação com as transferências para a Rússia, a partir de empresas da República Popular da China, de materiais de dupla utilização e de componentes de armamento que a Rússia está a utilizar para fazer avançar a sua produção militar".

"Tal está a permitir à Rússia reconstituir e revitalizar a sua base industrial de defesa, constituindo uma ameaça tanto para a Ucrânia como para a paz e segurança internacionais. A China deve garantir que este apoio cesse, uma vez que só irá prolongar esta guerra ilegal de agressão em violação da Carta das Nações Unidas e aumentar a ameaça que a Rússia representa para os seus vizinhos", advertem os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7.

Na reunião de Capri participou, como convidado, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que assumiu que o ponto único que levava na sua agenda era o pedido de reforço do apoio a nível de defesa antiaérea, crucial para a Ucrânia "lidar com o massacre causado pelos mísseis russos", garantindo mesmo que "esta é uma questão de vida ou de morte".

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os últimos meses do conflito têm sido marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

Leia Também: Propostas para desbloquear ajuda a aliados dos EUA a votos no sábado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2544333/g7-compromete-se-a-reforcar-meios-de-defesa-antiaerea-e-adverte-pequim?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes