EUA começaram a construir porto e cais na Faixa de Gaza

  • 25/04/2024

Perante os atrasos e bloqueios de Israel à distribuição de ajuda humanitária por terra a uma Faixa de Gaza afetada por uma catástrofe humanitária, o Presidente norte-americano, Joe Biden, tinha anunciado no início de março a construção de um porto artificial.

Navios militares norte-americanos "começaram a construir (...) o porto temporário e o cais no mar", declarou à imprensa o porta-voz do Pentágono (Departamento da Defesa dos Estados Unidos), o general Pat Ryder.

Este porto marítimo temporário deverá permitir que os navios militares ou civis nele depositem a sua carga. A ajuda humanitária será, depois, levada por embarcações de apoio logístico até um cais na costa de Gaza.

Os responsáveis norte-americanos afirmaram que esta operação não envolverá "tropas terrestres" naquele território palestiniano devastado pela guerra.

Soldados norte-americanos estarão, contudo, próximos da Faixa de Gaza durante a construção do porto e do cais, que deverá ser supervisionada por tropas israelitas.

Organizações não-governamentais (ONG) serão provavelmente encarregadas de distribuir a ajuda, uma vez entregue no território, tinha já feito saber o Pentágono.

Israel declarou a 07 de outubro uma guerra na Faixa de Gaza para "erradicar" o movimento islamita palestiniano Hamas depois de este, horas antes, ter realizado em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, fazendo 1.163 mortos, na maioria civis.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) -- desde 2007 no poder em Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- fez também 250 reféns, cerca de 130 dos quais permanecem em cativeiro e 34 terão entretanto morrido, segundo o mais recente balanço das autoridades israelitas.

A guerra, que hoje entrou no 202.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 34.000 mortos, mais de 77.000 feridos e milhares de desaparecidos presumivelmente soterrados nos escombros, na maioria civis, de acordo com números atualizados das autoridades locais.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa "situação de fome catastrófica" que está a fazer vítimas - "o número mais elevado alguma vez registado" pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

Leia Também: Mais de mil colonos extremistas invadem Esplanada das Mesquitas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2548512/eua-comecaram-a-construir-porto-e-cais-na-faixa-de-gaza?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes