Câmara de Lisboa apoia 16 entidades da área da cultura com 636 mil euros

  • 17/04/2024

"A visão deste executivo municipal é a de uma cidade com a cultura no centro. Uma cidade em que a cultura é para todos, é descentralizada e está viva e renovada", afirmou o presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), citado em comunicado, após a aprovação das propostas em reunião privada do executivo municipal.

O autarca do PSD defendeu que câmara deve "assumir o seu papel como facilitadora e dinamizadora do tecido artístico e cultural de Lisboa", através da melhoria e ampliação da oferta cultural nos equipamentos municipais, assim como o apoio a entidades que contribuam para a dinamização cultural da cidade.

Entre as entidades que receberão apoio da câmara está a APOIARTE -- Associação de Apoio aos Artistas, constituída por cinco estruturas, nomeadamente Residência Sénior, Teatro Armando Cortez, Galeria Raul Solnado, Centro de Formação e Centro de Documentação Cármen Dolores, que contará com a atribuição do valor global de 170 mil euros, proposta que foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.

Outras das entidades a apoiar são a Academia de Amadores de Música (10 mil euros); a Associação Cultural Casa Cheia (7.500 euros); a Bodybuilders321 Associação Cultural (6 mil euros); o CEM - Centro Em Movimento (25 mil euros); a Chapitô -- Coletividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina (108.336 euros); o Grupo de Teatro Maizum (10 mil euros); a Ordem do Ó - Associação Cultural (10 mil euros); a Procurarte, Associação Cultural e Social (37.241 euros) e a Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul (15 mil euros).

A estas junta-se também a Admirável Reino - Associação (35 mil euros); a Andreia de Almeida Costa (3 mil euros); a Appleton -- Associação Cultural (11 mil euros); a Associação Sons da Lusofonia (80 mil euros); a Hélder Freire Costa -- Produções Unipessoal Lda. (100 mil euros) e o "Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa" (8.500 euros), de acordo com a proposta aprovada pela câmara.

Segunda a câmara, a atribuição destes apoios reflete o compromisso da autarquia em "fortalecer a oferta cultural da cidade", representando um valor total de 636.578 euros.

O executivo presidido por Carlos Moedas diz ter como prioridades promover o acesso à cultura e ao conhecimento, estimular a criação cultural em articulação com os diversos agentes culturais, promover a reabilitação e a salvaguarda do património cultural material e imaterial e promover a transversalidade da cultura.

Por unanimidade, o executivo aprovou a proposta da vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), de regulamento interno do Conselho Municipal para a Pessoa ldosa, que é a estrutura consultiva do município "em matéria de conceção, implementação e avaliação das políticas públicas municipais, salvaguarda dos direitos e promoção da qualidade de vida da pessoa idosa".

Por sugestão dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), a proposta será submetida a consulta pública pelo período de 30 dias, para posterior aprovação em câmara e submissão à assembleia municipal.

Também por unanimidade, a câmara aprovou a atribuição da Medalha Municipal de Mérito Desportivo a João Lagos, organizador de vários eventos desportivos nas modalidades de ténis, golfe e padel, destacando-se o Estoril Open, Open de Portugal, Open da Madeira, Volvo Ocean Race e XIII World Padel Championships 2016.

Com a abstenção de BE e PCP, o executivo decidiu aprovar e submeter à assembleia municipal a prorrogação dos contratos de delegação de competências celebrados com as freguesias de Arroios, Beato, Belém, Campolide, Estrela, Lumiar, Olivais, Santa Clara e São Vicente, celebrados em 2019, para intervenções em equipamentos e espaço público, que tinham como prazo até 2022, mas foram prolongados até 2023 e voltaram a sê-lo até ao final deste ano.

Atualmente, o executivo da Câmara de Lisboa, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação "Novos Tempos" (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) -- que são os únicos com pelouros atribuídos e que governam sem maioria absoluta --, três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

Leia Também: Lisboa aprova aumento da taxa turística para quatro euros por noite

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2543066/camara-de-lisboa-apoia-16-entidades-da-area-da-cultura-com-636-mil-euros?utm_source=rss-paã­s&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes