Alemanha retomará cooperação com UNRWA após atestada a sua neutralidade

  • 24/04/2024

Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Ajuda ao Desenvolvimento alemães declararam hoje, num comunicado conjunto, que as recomendações do relatório "devem agora ser rapidamente executadas".

Entre essas recomendações, incluem-se uma supervisão mais rigorosa da direção da UNRWA e um maior envolvimento internacional no apoio à agência, à medida que esta se confrontar com problemas de neutralidade.

"Neste contexto, e acompanhando estas reformas, o Governo alemão irá em breve continuar a cooperar com a UNRWA na Faixa de Gaza, como já fizeram, por exemplo, a Austrália, o Canadá, a Suécia e o Japão", lê-se no comunicado.

A Alemanha, firme aliada de Israel, indicou ainda que debaterá com os seus "parceiros internacionais mais próximos" sobre o pagamento de mais fundos.

O presidente da Liga Árabe saudou o relatório, afirmando que este demonstra que as acusações de Israel eram infundadas e faziam parte de uma "campanha sistemática" destinada a pôr termo ao mandato da agência na Faixa de Gaza.

Israel sustentou que centenas de trabalhadores da UNRWA são membros de grupos militantes palestinianos e considerou que o relatório subestimou o problema.

As suas alegações levaram à suspensão das contribuições para a UNRWA dos Estados Unidos e de mais de uma dúzia de outros países, numa altura de grave crise humanitária em Gaza, devastada por mais de seis meses de guerra de Israel contra o movimento islamita palestiniano Hamas.

A 07 de outubro do ano passado, combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) -- desde 2007 no poder na Faixa de Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo 1.163 mortos, na maioria civis, e 250 reféns, cerca de 130 dos quais permanecem em cativeiro e 34 terão entretanto morrido, segundo o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que hoje entrou no 201.º dia, continuando a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, e fez até agora na Faixa de Gaza mais de 34.000 mortos, mais de 76.200 feridos e milhares de desaparecidos presumivelmente soterrados nos escombros, na maioria civis, de acordo com números atualizados das autoridades locais.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa "situação de fome catastrófica" que está a fazer vítimas - "o número mais elevado alguma vez registado" pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

Leia Também: "Sanções não dissuadem". Borrell defende via diplomática no Médio Oriente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2547886/alemanha-retomara-cooperacao-com-unrwa-apos-atestada-a-sua-neutralidade?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes